O texto a seguir eu redigi para um exercício da matéria de EAD, achei interessante, talvez alguém goste :)
-------
Uma das coisas que sempre está acontecendo conosco, na maioria das vezes, sem percebermos é o aprendizado, um caminho para algum lugar, uma informação referente ao trabalho, um metodo mais ágil de efetuar, ou seja, ao nosso redor, estamos sempre recebendo informações que agregam nosso conhecer. E o primeiro poligrafo, trouxe esta realidade, e questiona o modo que trabalhamos com essas informações, nos perguntando se estamos apenas no meio delas trocando informações ao acaso (pessoa denominada de objeto pelo texto) ou se estamos realmente usufruindo destas informações e agregando um real conhecer, sendo uma pessoa ativa, que esta ali pra aprender, e talvez, ensinar algo quando possível (chamada esta pessoa de sujeito no texto).
Ainda no primeiro poligrafo, nos faz lembrar que um dos principais modos de se adquirir conhecimento é com a leitura, mas a leitura eu apenas leio e aceito o que está ali? O que amaioria das pessoas faz, aceitando um ponto de vista de um terceiro e aceitar aquilo como total veracidade (quando não muitas vezes apenas decora o conteúdo para realizar algum exame e no outro dia nem lembra), que a leitura deve ser lida com interesse e vontade de intender e não apenas passando os olhos por cima tentando decorar o seu conteúdo. Salientando que devemos questionar mais este conteudo apresentado, não aceitar aquilo como 100% certo, buscar informações sobre o que levou o autor a escrever sobre o mesmo, e assim, criarmos nossas opiniões e não apenas tomar como nossas as opiniões dos outros. E ao meu ver, isso deve ser usado não apenas em conteúdo escrito e sim em toda fora de informação que adquirimos de terceiros.
Mas o que é conhecimento? Esta o que nos tráz o segundo polígrafo, pois, adquirimos conhecimento, as nunca nos perguntamos o que é o cohecimento. Este texto nos apresenta a evolução do conhecimento pelo ser humano através do passar do tempo, suas correntes filosóficas, sendo algumas crendo possível o ser humanos conhecer a verdade e outras não aceitando esta afirmação.
E mais adiante apresentando métodos de conhecimento que foram desenvolvidos atráves do tempo, destes sendo os mais interessantes o de 'dedução', que trata-se de atráves de conclusões preliminares obter uma conclusão sobre determinado tema, e o de 'indução', que é utilizado para pode abrangir grandes temas, sendo atrávez de algumas conclusões verdadeiras se obter uma possível resposta a algo muito mais amplo.
Ambos os textos nos fazem principalmente intender como funciona o conhecimento em si, ajudando a tornar mais prático e inteligente o modo de aumentar este conhecimento.
[ ]s
Guilherme Mar