Oi, sou Mar, e você está lendo as minhas opiniões sobre a vida o universo e tudo mais :)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A hora através da agua

Ao andar por Porto Alegre observa-se muitos monumentos interessantes, como a supercuia lá nas bandas do gasômetro, se tiver matiando pelo parque farroupilha dentre muitos monumentos que se tem por ali como o arco da redenção – e já que tu ta pelo parque, passe no brique, tem muita coisa legal por ali – e entre outros muitos.

Mas alguns lugar de monumento e digamos, obra de arte não é só nas praças e museus que encontramos, aqui temos um shopping que tem um das mais belas obras de arte funcional hehehe.

Trata-se do relógio de agua do shopping Iguatemi, lá pela zona norte da cidade, um pouco antes da estrada do forte – a estrada do forte citada na musica “pinhal” da banca Cidadão Quem – e ao lado de uma concessionária Chevrolet que está na minha história por ser o primeiro local que trabalhei :D

Mas, O relógio d'água se encontra dentro do shopping, ocupando dois andares, não é um relógio graaaaaaaaande, e sim alto e magro, com os horários e minutos marcados por o que intendo ser bolas de agua na quantidade das horas e minutos, que conforme se enchem informam o horário. Tirando a bomba que joga a agua para o reservatório superior do relógio, ele funciona basicamente por pressão, que conforme passam pelos tubos, se enchem ou esvaziam formando a hora, e para os segundos, uma haste iluminada que se movimenta conforme uma pá se enche de agua.

É de se ficar olhando e observando, quem não matou muita aula no colégio depois de um tempo consegue intender o funcionamento , que apesar de ser por pressão é bem simples. E a melhor parte é quando ele muda a hora, nessa parte … (Eu deixo para verem pessoalmente)






Shopping Iguatemi: Av. João Wallig, 1800 – Porto Alegre - RS



4 comentários:

Rodrigo disse...

Como diz um amigo: "É tri este relógio!"

Fiz uma busca, e este relógio se chama clepsidra, e tem em poucos lugares no mundo inteiro. Tri, né?

Abraço!

Guilherme Mar disse...

Existe um parecido no Shopping Iguatemi de São Paulo.

Blog Transfomice .PLAYERS. disse...

quem fez o relogio?vc sab?

Guilherme Mar disse...

Ola Mariane, ele foi projetado pelo estilista francês Gitton Bernard

:)

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails