Oi, sou Mar, e você está lendo as minhas opiniões sobre a vida o universo e tudo mais :)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Competencia é o mínimo esperado

Hoje na aula a professora falou que ia mudar um pouco, ia fugir da programação e colocar um vídeo. De inicio eu pensei, Piratas do vale do Silício? Será? Mas para minha tristeza não era, era um vídeo que falava do profissional, do que as empresas querem e esperam. Era uma entrevista que o EAD da ULBRA fez a um profissional da área ( que eu não me lembro o nome ) que abordou muitos aspectos, e o que mais me chamou atenção irei abordar agora.

Hoje em dia ser competente não basta, pois isto é o minimo que você precisa para entrar em uma empresa, pois um funcionário competente é aquele funcionário que faz o que lhe é esperado, ou seja, que cumpre todas as suas funções de uma maneira eficaz. Temos a pessoa incompetente que nem precisamos falar, e uma outra que é o que as empresas mais dão valor, o funcionário meta competente, mas o que seria um funcionário meta competente, de a primeira coisa que nos vem a cabeça ao ler, é que a pessoa tem o objetivo de ser competente, mas não seria isso, e sim aquela pessoa que faz o seu trabalho bem feito, e ainda faz mais, Termo não se aplicado apenas a funcionários mas a empresas. Empresas que alem de fazerem o trabalho contratado, ainda fazem mais algo para melhorar o seu produto e/ou serviço prestado. Tem-se por funcionário meta competente aquele que está sempre buscando saber mais, tornar o serviço melhor e tem uma proatividade dentro da empresa.

Este são os funcionários que as empresas buscam, quantos casos ouvimos falar de pessoas que estão a anos em uma empresa, executam o seu trabalho exemplarmente, mas um funcionário que a pouco s meses está na empresa consegue uma promoção ou algo do tipo? Com certeza esse segundo funcionário mostrou mais interesse em aprender e trazer novas idéias para a empresa, do que o primeiro que apenas executava o trabalho que lhe era dado.

Mas para ser meta competente tem que agir, não basta apenas ler sobre o assunto, pensar e nada fazer, não pode ficar com medo de coisas novas ( de sair da zona de conforto ), e deve-se deixar a timidez de lado, para poder se comunicar com os colegas, e dar sugestões e idéias a seus superiores sem medo de falar besteira. Não basta pensar em si mesmo, e sim muitas vezes no grupo de trabalho, pois hoje em dia nas empresas trabalhar sozinho praticamente não existe mais, do mesmo modo que pessoas dependem de você, você depende de outras pessoas. Mas com isso, não pense que você é o melhor entre todo, ouvir nos tornas mais conhecedores. Saber o que ocorre em nossa volta, para saber o que pode ser útil e até mesmo o que pode de algum modo prejudicar.

Depois de tantas palavras, podemos simplificar dizendo que a pessoa ( ou empresa ) meta competente é aquela que está sempre querendo aprender mais, para ser cada vez melhor.

[]s
Guilherme

Um comentário:

Rodrigo disse...

Não tem o que escrever, faço mais pela presença (olha o marketing aí gente)!!!

Me enquadro em várias situações ainda, mas acho que me falta alguns detalhes, tais como por em prática o que pesquiso, assim como me falta atitude em alguns casos.

Nas um baita texto, e conhecimento é isso, o que adquiriu em aula, divide-se com os seus.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails