Este livro é um daqueles clássicos que dificilmente ouvimos falar, pois não é um livro da moda, bem, na sua maioria os clássicos mesmo, que passam décadas e alguns mais de século, não são populares como os livros mais atuais, mas, passa ano eles estão ai vira e mexe recebendo novas edições. Pois bem, a história de clássico pouco lidos deixo para outro post. O retrato de Dorian Gray é um dos que citei que já tem já passou do seu centenário, sendo o livro com sua primeira aparição em 1890.
O livro, em si, ele é meio complicado de ler, em sua maioria ele é falado, mas, não são diálogos onde duas pessoas estão sempre debatendo um assunto, e sim, falatórios de apenas uma pessoa que chega a passar de uma página muitas vezes. Mesmo assim bastante descritivo quando a detalhes dos locais onde se encontram os personagens.
Ao ler o livro, deve se cuidar para não absorver para si o modo de pensar e agir das pessoas em relação a sociedade como ele nos mostra. O Trama se passa no século XIX, sendo ele contemporâneo a época de lançamento do livro. Nessa época se cultuava muito a beleza acima de tudo, sendo as pessoas mais afortunadas sem nenhum interesse em ajudar o próximo ou coisa assim. Então se você é facilmente influenciável, vai com calma ao ler o livro, pois ele nesse ponto é negativo.
Dorian Gray é um jovem considerado pela sociedade da época, uma pessoa muito bela e encantadora, daquelas que sua presença já nos deixa mais alegre, uma pessoa que ao ver nos torna impossível pensar que possa praticar qualquer ato de maldade ou crueldade. Tendo um pintor que o cultua a ponto fazer um grande retrato seu. Retrato estes que se mostrou especial, pois a imagem dele no quadro envelhecia no lugar dele, tendo as marcas de seus pecados e amarguras sofridas, sendo muitas dessas provocadas por pura vontade e curiosidade, sendo muitas vezes prejudiciais a seus amigos. Em resumo, resumo é isso mesmo :D .
O livro nos traz o modo de falar e tratar as pessoa da Europa do século XIX, ou seja, muitos diálogos se hoje fossem aplicados, seriam intendido que os personagens são homossexuais, lembrando que não é o caso, e sim que na época as pessoas se tratam assim e não possuíam tanto medo de demonstrar afeto um pelo outro.
E, enquanto procurava uma imagem do livro descobri que tem um filme sobre a história do livro, como so fiquei sabendo agora, não tenho maiores informações sobre o filme, mas pretendo ve-lo.
Bueno não vou me prolongar muito mais, e recomendo a leitura, é uma boa leitura para quem realmente gosta de ler.
Detalhes da Obra
Titulo: O Retrato de Dorian Gray (The picture of Dorian Gray)
Escritor: Oscar Wilde
Ano: 1890
Detalhes do livro
Editora: Landmark LTDA.
Tradução: Marcela Furtado
Ano: 2009
Paginas: 240
Um comentário:
Barbaridade,
já não bastava estar junto quanto a compra, quanto a história (que já me atraiu por estar no cinema - Liga extraordinária-, e música - Tears and Rain, james Blunt), e tu "ainda por cima" critica tão bem o livro.
Já sabe, né? (rsrs)
Abraço!
Postar um comentário