Oi, sou Mar, e você está lendo as minhas opiniões sobre a vida o universo e tudo mais :)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Você já viu um fotógrafo lambe-lambe ?


Eu estava lavando a louça aqui em casa ( sim lavando a louça, tenho que ajudar em casa né! ) e ouvindo o jornal regional do SBT, tchê, um jornal que anda bem mais interessante que o da RBS, mas não quero falar sobre a programação regional. No jornal passou uma matéria sobre os fotógrafos lambe-lambe, antes que pense maldade, pois sei como a mente é fértil, esses fotógrafos são aqueles que ficavam nas praças, com as câmeras antigas, de tripé, quem via ( ou vê ) chaves, tem um episodio que o senhor madruga trabalha de fotógrafo e ele é esse tipo de profissional, mas a imagem já explica bem. Bueno me interessei, achei legal, pois na reportagem falava do último profissional desses. Li uma matéria que fala sobre o senhor Varceli Freitas Filho, sendo como disse o ultimo profissional deste tipo. Uma reportagem legal, onde ele comenta como era Porto Alegre antigamente, comentando que a cidade era muito mais alegre. Deixo abaixo o link da matéria:



Caso você não esteja muito interessado em ler a matéria, mas gostaria de ver este profissional, atualmente ele trabalha no bric da redenção, domingo pela manhã, por volta das 10 horas.
A, para quem está se perguntando porque o “lambe-lambe” , eu vi algumas justificativas na Wikipédia, mas a mais convincente foi o da reportagem da qual citei, que informa que eles receberam este apelido, pelo fato de logo antes de fazer a pose para tirar as fotos lambiam o cabelo! Bueno, assim deixo meu recado cultural.

Fontes:
http://www.cidadaolegal.com.br/v2/cidadaos1.asp?id=13
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fot%C3%B3grafo_Lambe-lambe
http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=7219&p_secao=56&di=2008-09-09


Guilherme Mar

2 comentários:

Rodrigo Moraes disse...

Se eu já vi algum fotógrafo lambe-lambe?

Te confesso que não lembro de ter visto pessoalmente, mas seja pessoalmente ou na midia, são poucas as vezes que mostram como profissionais, e não como um personagem de algumas décadas atrás.

O fato que é cruel o destino de todos os analógicos, já houve manifestação de um relojoalheiro que com o agressivo crecimento dos celulares nos ultimos dez anos, aliado ao avanço da pirataria, está praticamente dizimando a classe. O ser humano, ao mesmo tempo que adora uma novidade, esquece do passado, e só volta os olhos ao passado a tempo de se arrepender...

E quem se solidarizou com ele, não espere nada do governo, até porque entramos em 2009, e só terá eleições ano que vem, vamos na redenção carregando um mate topetudo e tirar uma chapa com ele.

No mais, parabenizo o sr. Varceli pela persistência e ao Guilherme pelo post!

p.s: Quando eu tiver a tua idade (¬¬) quero ser que nem tu! (hehe)

Anônimo disse...

Eiii moço... concordo com o Rodrigo.... nós brasileiros sempre esquecemos do passado muito fácil.... Acontece isso na maior parte das profissões.

Agora nunca vi nenhum fotográfo Lambe-Lambe, mas minha mãe e minha avó já me contaram algumas histórias sobre eles.

bjusss viu
Thamara

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails